quarta-feira, 15 de novembro de 2006

REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR NOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Para aprofundar a reflexão sobre o papel do professor, que é o tema em questão e é o que nos incomoda, acredito que primeiramente precisamos buscar alternativas para fazer a coisa acontecer, no que se refere a equipamentos, parcerias, ambientes e nos prepararmos para os desafios. Fácil? Não, mas possível?
Aí começa o trabalho com o aluno e neste momento o nosso papel é sem dúvida mediar o processo. Articular as aprendizagens dos alunos com questionamentos. Sabemos questionar? Podemos aprender! O Texto, Projetos? o que é? como se faz?, de Léa Fagundes já inicia colocando qual seria a etapa fundamental, ou seja, um conjunto de interrogações. Acredito que do aluno, que coloca as suas dúvidas e curiosidades, mas articuladas com os nossos questionamentos enquanto mediadores.
Eu sou professora e devo saber questionar sem esquecer os por quês da criança. Quando li isto fiquei pensativa e preocupada, pois meu filho está na idade dos “por quês” citado também por Léa e o que a escola/professores irão fazer com tantos por quês? O que fizeram com os por quês da minha filha que hoje tem 11 anos? O que eu fiz com os por quês das crianças que passaram pela minha sala? Como diz a autora, “domesticamos” as crianças. Precisamos ajudá-las a aprender, a continuar aprendendo e descobrindo. Os PAs são o caminho? É o que acreditamos. A informática nos auxilia? É por isto que estamos buscando conhecimentos na especialização. Acreditamos no que afirma a autora do texto, que “...podemos enriquecer nosso ambiente com objetos digitais e o computador pode servir para dar acesso ao que está distante...”.
O professor tem a função de articular a prática, gerenciar a organização do ambiente de aprendizagem, ou seja, as dúvidas são do aluno, mas precisa haver alguém que dê suporte a este aluno para que não fique perdido e não fique no “oba, oba”. A Suely fez isto conosco quando planejou tudo e organizou os espaços que estamos utilizando. Continua nos acompanhando no processo e perturbando nossas certezas e nos fazendo ter novas indagações. Ela nos faz formular argumentos explicativos quando nos questiona. Este é o nosso papel.
Assim como nós seremos os parceiros dos nossos alunos também nós precisaremos de parceiros, que será a equipe gestora da escola. “Precisamos convidá-los para acompanhar e participar...”
Vamos ver no que vai dar!

domingo, 5 de novembro de 2006

NOVAS APRENDIZAGENS


A aula do dia 29/10 foi maravilhosa, proporcionando-nos muita aprendizagem. A professora Iris trouxe novidades importantes sobre a Internet, esclareceu a estrutura do wiki, orientou-nos sobre o uso da wikipedia e wikimapia, conhecemos o POPCAST que é um meio de publicação de programas personalizados de audio e video e mostrou-nos também como funciona o BLOGLINES, que avisa o professor quando o aluno faz postagem em seu wiki. Agora sei como a professora consegue acompanhar um grupo com muitos alunos. Muito interessante!
Trabalhamos também no software para construção de mapas conceituais. Lá já pudemos construir o nosso mapa conceitual partindo do nosso PA. Sempre tive curiosidade e interesse em aprender a utilizar programa assim. Já precisei utilizar e não sabia como, necessitando de outra pessoa que fizesse para mim. Agora já sei fazer sozinha!
Utilizar o redimensiador de imagens também foi algo que me impressionou e considero mais uma ferramenta muito importante, pois na nossa era digital trabalhamos muito com fotos, mas que pesam muito no PC devido o seu tamanho. Já utilizei para colocar a foto do nosso grupo no wiki e no blog. Também coloquei minha foto no perfil do blog, mas ainda não aparece no local em que eu a quero. Mas em breve aprenderei...
Também tivemos a oportunidade de trabalharmos no nosso wiki, aproveitando o encontro pessoal do grupo. Confesso que estou meio perdida no assunto, pois não entendo muito de biologia. A questão foi de meu interesse, mas não sabia que compreender a resposta das dúvidas seria tão complexa. Já pesquisei sobre o assunto, respondi algumas dúvidas, mas a SUELY questinou-nos com aquelas famosas perguntas importantes para o PA atingir o objetivo de construção de aprendizagem. Este é o nosso papel na escola diante dos PAs com nossos alunos, ou seja, questionar e colocar mais dúvidas para o grupo. Mas não está sendo fácil compreender como o nosso organismo "queima calorias" e como ele armazena a energia dos alimentos. Vai aí mais pesquisa para compreender na íntegra. Acredito que com as colegas do grupo conseguirei assimilar e responder as minhas dúvidas.
Durante esta semana já pesquisei mais um pouco, trabalhei na estrutura do wiki, participei do fórum e estou lendo o texto sobre Projetos.
Aos poucos vejo que estou entrando no ritmo de estudante e estou muito feliz com meu progresso, que acredito poder melhorar ainda mais.